Administração Municipal e Poder Judiciário realizam capacitação para grupos reflexivos no combate à violência contra a mulher
Teve início na manhã desta quinta-feira (27) a “Capacitação de Facilitadores para Grupos Reflexivos e Responsabilizantes para Homens Autores de Violência contra a Mulher”. A formação acontece nos dias 27 e 28 de junho no Centro de Múltiplo Uso Domingos Santo Santin, no Bairro Cohab, e é voltada para membros da Rede Intersetorial.
A iniciativa é uma parceria entre o Município de Ponte Serrada, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Poder Judiciário da Comarca de Ponte Serrada.
O curso foi desenvolvido para qualificar facilitadores de grupos reflexivos, considerando a implementação dessa abordagem como política pública no município. Além de atuar diretamente na condução dos grupos, os profissionais capacitados poderão aplicar a técnica em diferentes setores e contribuir para a estruturação e implementação do projeto, seja como facilitadores, apoiadores ou integrantes da equipe reflexiva.
A capacitação está sendo conduzida pelos especialistas Prof. Dr. Ricardo Bortoli e Prof. Dra. Cleide Gessele, reconhecidos na área. O prefeito Adenir Freitas, o vice-prefeito Chrystian Cagliari e a secretária de Assistência Social, Milena da Silva, participaram do protocolo de abertura da formação.
Em 2024, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina divulgou um relatório elaborado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, sobre a violência contra a mulher no estado em 2023. A análise apontou Ponte Serrada como o quarto município com maior índice de violência, registrando 325 crimes. Em 2024, o Observatório da Violência contra a Mulher contabilizou 181 ocorrências no município, com média de idade das vítimas em 34,82 anos, sendo a ameaça o crime mais frequente. Nos primeiros meses de 2025, já foram registrados 32 crimes, com idade média das vítimas em 30,81 anos.
“A capacitação que iniciamos hoje é um passo fundamental na luta contra a violência doméstica em nosso município. Diante dos alarmantes índices de violência contra a mulher em Ponte Serrada, precisamos investir em estratégias eficazes de prevenção e responsabilização. Os grupos reflexivos são uma importante ferramenta para a mudança de comportamento dos autores de violência, promovendo a conscientização e a quebra desse ciclo. Com essa formação, estamos preparando profissionais para atuar diretamente nessa transformação, fortalecendo nossa rede de proteção e garantindo mais segurança para as mulheres da nossa comunidade”, destacou a Secretária de Assistência Social.
Jean Azeredo – Assessoria de Comunicação


