Primeira capacitação do Conselho Municipal de Saúde é realizada em Ponte Serrada

Na última segunda-feira (21), houve a primeira capacitação do Conselho Municipal de Saúde de Ponte Serrada, onde neste encontro participaram também integrantes do Município de Passos Maia. O Conselho é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do SUS (Sistema Único de Saúde) em cada esfera do Governo, fazendo parte da estrutura das Secretarias Municipais de Saúde dos Municípios.

A lei confere aos conselhos atribuições de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde. Tem a missão de fiscalizar, acompanhar, monitorar e aprovar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao Poder Público, tais ações estão regulamentadas pela lei nº 8142/1990.

De acordo com a Secretária Edina Gugel esta foi uma ação promovida pela Secretaria de Saúde com intuito de capacitar o conselho sobre o papel do conselheiro. “Foi um momento de muito conhecimento através do palestrante Eloi Trevisan, que possui uma vasta experiência em gestão da saúde pública”, acrescenta Edina.

“O Conselho é composto por titulares e suplentes, sendo 50% (cinquenta por cento) de representantes dos usuários, 25% (vinte e cinco por cento) de representantes dos trabalhadores da saúde e 25% (vinte e cinco por cento) do Poder Público”, explicou Edina.