Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Serrada realiza visita técnica no Centro de Atenção Psicossocial do Município de Água Doce

A saúde mental e física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde como um todo. Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave. A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade. Em cada 100 pessoas, aproximadamente, 1 sofre de esquizofrenia.

Os problemas de saúde mental mais frequentes são: Ansiedade, mal-estar psicológico ou stress continuado, depressão, dependência de álcool e outras drogas, perturbações psicóticas como a esquizofrenia, atraso mental e demências. Mais uma vez , pensando no bem estar, na resolutividade de problemas e na qualidade de vida da população.

Nesta ultima terça-feira, dia 12 de julho, a gestão das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de Ponte Serrada (Edina Gugel), Passos Maia (Fabiana Padilha Corona), Vargeão (Alan Felipe) e Faxinal dos Guedes (Flademir Cadore) juntamente com seus técnicos administrativos, estiveram em uma visita técnica no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do Município de Água Doce, onde na oportunidade foi possível observar a estrutura e o fluxo de atendimento dos usuários.

A Secretária de Saúde de Ponte Serrada, Edina Gugel relata que: “foi uma experiência exitosa em relação a realidade de um município vizinho, o qual tem realidades muito semelhantes a nossa. Hoje ainda presenciamos muito preconceito em relação as pessoas que possuem algum problema mental, qualquer que seja, as ainda são vistas como loucas, e é essa triste visão da sociedade que queremos mudar. Em nome dos demais gestores, gostaria de agradecer a Patrícia de Faria (Secretária de Saúde de Água Doce), e as Enfermeiras Dionilce e Silvia que prontamente se disponibilizaram em nos apresentar a realidade local”, afirma Edina.