Ponte Serrada é reconhecida por excelência nas coletas do teste do pezinho no ano de 2022.

O Município de Ponte Serrada recebeu na última quarta-feira (19), em Florianópolis, uma declaração de reconhecimento por desempenho da triagem neonatal, reconhecimento este devido à excelência nas coletas do teste do pezinho no ano de 2022.

O teste do pezinho é um teste que deve ser feito em todas as crianças recém-nascidas. A data ideal para a coleta de sangue é entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido. Esse exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue). O teste é obrigatório por lei em todo o território nacional e deve ser feito na UBS Centro.

Segundo a Secretária Edina Gugel o teste do pezinho é um dos primeiros e principais exames realizados na criança. “A partir desse exame começa uma série de ações a fim de garantir a saúde do recém-nascido. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, pois a nossa equipe de enfermagem sempre trabalhou com muito esforço e dedicação”, concluiu a Secretária Edina.