Etapa Municipal da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental é realizada em Ponte Serrada com participação do Município de Passos Maia

Aconteceu nesta quarta-feira (16) no Centro de Eventos do Bairro Cohab a Etapa Municipal da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental. Este evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde  de Ponte Serrada e Passos Maia, juntamente com a comissão organizadora, Conselho Municipal de Saúde dos municípios e a Associação Hospitalar Santo Expedito.

O tema central deste ano foi: “A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial do SUS”.

A Etapa Municipal da Conferência deste ano, teve como objetivo principal, analisar as prioridades constantes no documento orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental.

No decorrer foi realizada a eleição dos delegados da Saúde Mental dos dois municípios que irão ser os responsáveis para levar as propostas para nível regional.

A Secretária Municipal de Saúde de Ponte Serrada, Édina Gugel salientou a grande importância que este evento. “Este é um momento único, pois é a hora dos usuários do SUS, prestadores de serviços e o próprio funcionalismo público elencar ações que julguem serem importantes na área da saúde mental, a qual ainda tem muito preconceito. Há 10 anos ocorreu a última conferência nacional, e agora estamos retomando as conversas a fim de fortalecer as ações existentes e possíveis novas”, finalizou Édina.