Evento Técnico sobre Erva Mate faz parte das festividades alusivas aos 64 anos de Ponte Serrada

As festividades alusivas aos 64 anos de Ponte Serrada seguem com muita alegria e atendendo a todos os públicos. Nesta segunda-feira, dia 26, aconteceu na Associação Atlética Aimoré um Evento Técnico sobre a Erva Mate.
Ponte Serrada é considerada a Capital Catarinense da Erva-Mate e faz juz ao nome, a maioria das propriedades rurais possui algum pé da planta com produção de erva-mate, a qual é comercializada nas três ervateiras do município e em outras da região.
A erva-mate sempre foi uma importante fonte de renda para a agricultura do município, porém a cultura passou por muitos altos e baixos, muito motivado pelo preço pago pela arroba, em épocas desestimulando e outras motivando, como é o caso da atualidade, onde os agricultores têm aproveitado áreas antes reflorestadas com pínus e eucalipto que vem se tornando em outras atividades em ervais.
A produção de ervamate ocorre em estabelecimentos agropecuários familiares, sendo 80% do total da produção de erva-mate oriunda de propriedades com até 20 hectares, com trabalho majoritariamente familiar.
O sistema de cultivo vem evoluindo, no passado a colheita era baseada apenas no extrativismo da erva-mate nativa, sem grandes tecnologias tanto na produção quanto na industrialização.
Ainda se tem muito a evoluir, comparado à outras culturas, mas graças à pesquisa, extensão rural e a busca de conhecimento de todo o setor, a erva-mate tem saído somente do extrativismo e evoluído para sistemas de produção com maiores produtividades.
Neiva Dalla Vechia, Extensionista Social da Epagri comentou que a Epagri vem cumprindo seu papel na assistência técnica, buscando nos últimos anos capacitar produtores e estimulá-los a melhorar. “Foram vários eventos técnicos realizados no município tratando de implantação, manejo, adubação, melhoramento genético e recuperação ambiental utilizando a erva mate como estratégia”, Afirmou Neiva.
O Programa SC Rural iniciado no ano de 2010 foi um grande estímulo através do subprograma Corredores ecológicos, onde se incentivou o plantio de erva-mate em áreas de preservação permanente e reserva legal na agricultura familiar como forma de recuperação ambiental e agregação de renda à essas áreas.
Através de assistência técnica, extensão rural e aplicação de políticas públicas temos contribuído para que a agricultura familiar tenha acesso à melhorias na produção e renda com a atividade da erva-mate, mas que também consiga recuperar áreas de preservação utilizando essa planta.