Seminário Regional da Erva Mate é realizado em Ponte Serrada. Evento deu inicio as festividades da 23ª Festa Catarinense do Chimarrão
Abrindo as festividades da 23ª Festa Catarinense do Chimarrão, aconteceu na ultima quinta-feira (09), o Seminário Regional da Erva Mate, envolvendo os municípios de Ponte Serrada, Passos maia e Vargeão com a participação de centenas de pessoas.
Ponte Serrada é a Capital da Erva Mate, a qual tem uma cultura importante para o município e região desde a colonização. Além disso, a erva mate é uma planta que sob o ponto de vista ambiental, é nativa e está sendo usada para recuperação de áreas de preservação.
A Epagri juntamente com as prefeituras municipais de Ponte Serrada e Passos Maia, buscaram uma parceria com a Embrapa Florestas para trazer uma série de capacitações para os municípios, todos de forma gratuita para produtores que se interessem.
Esse trabalho aconteceu na noite do dia 09 de maio dentro da programação da 23ª festa do chimarrão com o seminário regional da erva mate com o título – desafios e tendências.
Participaram do evento o Prefeito Municipal de Ponte Serrada Alceu Alberto Wrubel, Julio Paglia Vice Prefeito, Presidente da Comissão Organizadora da 23ª Festa Catarinense do Chimarrão e representando Setor Industrial da Erva Mate, Prefeito Municipal de Passos Maia Osmar Tozzo, Prefeito Municipal de Vargeão Volmi Felippe, Jeferson Socool representante do Gerente Regional da Epagri, Ademir Amadori Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponte Serrada e diversas autoridades municipais e regionais.
As palestras da noite foram ministradas pela Presidente da Câmara Setorial Nacional da Erva Mate, Juliana Seleme Brehmer e Ives Goulart. Juliana é graduada em farmácia e bioquímica (UEPG). mestre em ciências farmacêuticas (UNIVALI). Diretora e Responsável Técnica da Seleme Exportadora de Erva Mate. Presidente do SINDIMATE – SC e Vice Presidente do SINDIMATE -SC (2022 a 2025), Juliana também é membro da Câmara Setorial da Erva Mate no mapa (Grupo Técnico de Contaminantes e Metais Pesados- 2017 a 2024). Ives é engenheiro agrônomo; doutor em manejo de culturas. especialista em cultivo de erva-mate. supervisor de transferência de tecnologia na Embrapa florestas; e coordenador do sistema de produção de erva-mate erva 20.