Terapia Assistida com Cavalos (TACC) Expande Atendimento em Ponte Serrada
Parceria entre Secretaria de Saúde, Polícia Militar e APAE amplia acesso à reabilitação para crianças e adolescentes do município
Desde junho de 2024, crianças e adolescentes atendidos pela APAE de Ponte Serrada passaram a contar com um novo e valioso recurso terapêutico: a Terapia Assistida com Cavalos (TACC). O projeto nasceu de uma parceria entre a Polícia Militar de Ponte Serrada, Secretaria Municipal de Saúde e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), unindo esforços para impulsionar o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes.
As sessões ocorrem no quartel da Polícia Militar de Ponte Serrada, sob a orientação do equitador Cabo PMSC Jakson Wilian da Silva e do auxiliar guia, Sr. Rogério do Amaral. Além disso, uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas e psicólogos da APAE e da secretaria acompanham de perto cada participante, garantindo um atendimento personalizado e eficaz.
“A iniciativa já apresenta resultados positivos e tem potencial para se tornar uma referência na região, evidenciando como a colaboração entre diferentes instituições pode ampliar o acesso à reabilitação e promover a acessibilidade por meio da Terapia Assistida com Cavalos”, destacou o equitador Cabo PMSC Jakson Wilian da Silva.
Baseado na equoterapia, o projeto TACC utiliza o cavalo como mediador terapêutico, proporcionando benefícios como melhora na coordenação motora, equilíbrio, concentração e autoestima. A iniciativa busca promover avanços significativos na qualidade de vida dos atendidos, reforçando a inclusão e o bem-estar.
“A Terapia Assistida com Cavalos é um grande avanço para a reabilitação dessas crianças e adolescentes, o método fortalece o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes. A Secretaria da Saúde reafirma seu compromisso com um atendimento humanizado e eficaz, destacando a importância das parcerias para o bem-estar da nossa comunidade”, disse o secretário municipal de saúde de Ponte Serrada, Dani Felipe de Souza Pinto.
Para ampliar o atendimento, serão disponibilizadas mais 13 vagas para crianças e adolescentes do município.
Jean Azeredo – Assessoria de Comunicação/Ponte Serrada
Fotos e Vídeos – Cabo PMSC Jakson Wilian da Silva






