Assembleias de Escolha dos Proponentes ao Cargo de Diretores de Escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e Centros de Educação Infantil são realizadas em Ponte Serrada

Nos dias 23, 24 e 28 de novembro de 2022 a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer através da Comissão Central Organizadora e da Comissão Avaliadora prosseguiu aos atos previstos no Edital de n. 001/2022 referente ao Chamamento Público de Seleção e Escolha dos Proponentes ao Cargo de Diretor(a) de Escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Ponte Serrada/SC para os Anos Letivos de 2023 a 2026 com a realização de Assembleias contando com a participação da Comunidade Escolar nos Centros de Educação Infantil que tiveram Proponentes inscritos ao cargo: Centro de Educação Infantil Gerólimo Emilio Marini, Centro de Educação Infantil Herminia Severgnini e Centro de Educação Infantil Pequeno Cidadão. 

O Processo de Seleção do cargo de Diretor atende ao previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996 – art. 3º, inciso VIII), bem como ao previsto na Lei Municipal n. 2.340/2018, de 04 de setembro de 2018, ao estabelecer como um dos princípios do ensino a Gestão Democrática do Ensino Público. 

Em atendimento à legislação foi lançado o Edital n. 001/2022 prevendo os critérios para o preenchimento do cargo além da escolha e a aprovação da Comunidade Escolar. 

As Proponentes ao cargo de Diretor das Unidades de Ensino de Ponte Serrada tiveram que atender o preenchimento de critérios objetivos técnicos e de mérito, bem como a elaboração e apresentação do Plano de Gestão Escolar à Comissão Avaliadora e à Comunidade Escolar da unidade pretendida. 

Após as apresentações dos Planos de Gestão Escolar pelas Proponentes a Comunidade Escolar exerceu o direito de escolha mediante votação alcançando os seguintes resultados: 

Centro de Educação Infantil Gerólimo Emilio Marini: Proponente Sra. Adriane Salete Magdólio obteve o percentual de 95,45% (noventa e cinco vírgula quarenta e cinco por cento) dos votos válidos de aprovação;

Centro de Educação Infantil Hermínia Severgnini: Proponente Sra. Eula Paula da Silva Rodrigues da Cruz obteve o percentual de 95,12% (noventa e cinco vírgula doze por cento) dos votos válidos de aprovação;

Centro de Educação Infantil Pequeno Cidadão: Proponente Sra. Gizeli Alves de Lima obteve o percentual de 84,87% (oitenta e quatro vírgula oitenta e sete por cento) dos votos válidos de aprovação e a Proponente Sra. Sonara Basi Conrado obteve o percentual 14,28% (quatorze vírgula vinte e oito por cento) dos votos válidos de aprovação. 

O Processo de Escolha dos Proponentes ao cargo de Diretor dessas Unidades envolveu a participação ativa de mais de duzentas pessoas, envolvendo pais, professores, profissionais das Unidades e representantes dos Conselhos Escolares. 

A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e também membro da Comissão Avaliadora destacou que “a Comunidade Escolar vivencia um momento histórico que marca o início do processo da gestão democrática do ensino e que se efetiva com a participação de diversos segmentos da sociedade. O objetivo é justamente a aproximação da escola, pais e sociedade na promoção de educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania”. 

O resultado final do Processo de Seleção ocorrerá no dia 12 de dezembro de 2022 com a publicação dos Planos de Gestão Escolar aprovados e escolhidos no site da Prefeitura Municipal e a posse será no início do ano de 2023.