Aula de Tempo Integral é oferecido pela Escola Básica Municipal Antonio Paglia em Ponte Serrada

Em Ponte Serrada, a Escola de Tempo Integral já é realidade aos estudantes da rede municipal de ensino. Há mais de 30 dias, a Escola de Educação Básica Municipal Antonio Paglia  vem oferecendo aos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental a oportunidade de frequentar aulas em tempo integral.

Além de seguir a base comum curricular, a  Escola  também oferece, às crianças, aulas de karatê, aulas de dança, teatro, trabalhos manuais e aulas de reforço em matemática e portugues. “O Município está fazendo um grande investimento na Educação. A sociedade, só tem a ganhar, pois os filhos estão longe da ociosidade e com mais tempo educacional, ampliando seus conhecimentos”, comentou a Gestora da EBM Antonio Paglia, Luciana Haefliger.

Com pouco mais de um mês  vivendo esta nova modalidade, tanto a Escola, quanto pais e alunos comemoram esta evolução na Educação Municipal. Para os alunos que optaram pelo Ensino Integral, durante 03 dias da semana eles permanecem nos dois períodos na Escola, inclusive almoçando no local.

Pais satisfeitos

De acordo com Fabiana Scussiato,  mãe do pequeno Matheus, que frequenta as aulas de Tempo Integral, além de ter melhor qualidade, vai ocupar melhor o tempo deles.

“O Matheus está gostando bastante desta nova forma de ensino oferecida pelo município, e na parte da manhã faz aulas curriculares e a tarde as oficinas. O Matheus chega em casa encantado, um novo mundo que ele está descobrindo e faz com que nós pais se encantem também. E são três dias que ele fica os dois períodos na Escola e nos dias que não tem o dia todo ele já sente falta”, comenta Fabiana.

Fabiana comenta que também já receberam as apostilas e que está sendo muito importante pelo fato de envolver a família com a Escola.

“Foi a relação da família com a Escola foi o que fez os nossos olhos brilhar e estar optando em matricular o Matheus no Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino”, conclui a mãe Fabiana.

A família tem um papel muito importante em relação a educação das crianças. Seja a mãe, o pai ou um responsável, são eles que precisam dar o apoio e total incentivo para que os pequenos tomem cada vez mais o gosto pelo conhecimento. E esse papel vem sendo desenvolvido muito bem pela Tia da Yasmim, que frequenta o Ensino Integral, Damaris Gris.

“A proposta do Ensino Integral foi algo que me interessou muito desde o início. Apesar de ser algo novo e ainda estar no começo já pude perceber uma grande diferença na Yasmim, além do ensino curricular ela tem acesso a outros projetos que tem ajudado ela desenvolver a comunicação e a interação com outros, também a evolução dela em relação às matérias curriculares tem sido excelente. Não me arrependo de ter escolhido o ensino integral, tenho certeza que ao longo deste ano letivo esse modelo de ensino vai agregar muito na vida da Yasmim.”, destacou Damaris.

Os professores comemoram este novo momento, podendo acompanhar a evolução no aprendizado dos alunos. A professora Ana Paula Tussi, destaca a importância de trabalhar com dinâmicas e atividades diferenciadas. ”Está sendo muito bom e gratificante ver o entusiasmo deles nas aulas, pois são atividades diferentes e com isso sempre buscando coisas novas para oferecer aos nossos alunos. Até para não cair na rotina.”, afirma a Professora.

As salas da nova Escola Básica Municipal Antonio Paglia, contam com ambiente climatizado, e amplo, com a valorização de áreas verdes. Além disso, tem também brinquedos didáticos adequados para a idade dos alunos e uma infraestrutura necessária para oferecer um ensino de qualidade para todos.