Secretaria Municipal de Saúde realiza primeiro mutirão de pequenos procedimentos e colocação de DIU em mulheres.

O Município de Ponte Serrada através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta última sexta-feira na Unidade Básica de Saúde da comunidade do CTG o primeiro mutirão para pequenos procedimentos e inserção de dispositivo intrauterino (DIU) de cobre.

A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada informou que todas as mulheres que desejam colocá-lo, devem entrar em contato com cada enfermeira(o)  da sua Unidade Básica de Saúde correspondente e tirar as suas dúvidas.

O DIU de cobre é um método altamente eficaz e tem duração de até 10 anos. Índices de falha são de cerca de 0,3 a 0,8% e comparáveis aos de métodos cirúrgicos como a laqueadura e a vasectomia. Os efeitos colaterais mais comuns são o aumento do fluxo da menstruação e da intensidade das cólicas menstruais, que tendem a ser mais percebidos nos primeiros meses após a inserção. Após a retirada do DIU a fertilidade é logo restabelecida.

É orientado uma consulta para avaliação, e no dia do exame é feito o exame ginecológico completo.O método é contra indicado em pacientes com anormalidades ou infecção no útero e naquelas que usam anticoagulantes. As pacientes interessadas devem ter o exame preventivo do colo de útero atualizado (maiores de 25 anos).