Programação referente ao Maio Laranja é desenvolvida pelo CREAS

Objetivando mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente o direito de crescerem saudáveis e livres do abuso e da exploração sexual, a Secretaria Municipal de Assistência Social através do CREAS, realizará uma programação especial na durante a semana, com palestras, diversas atividades e colagem de cartazes e informativos nos comércios de Ponte Serrada.

De acordo com a Secretária de Assistência Social Andreia Cordeiro esta campanha a qual o CREAS abraça, tem o intuito de estar alertando a população para que ajude a proteger nossas crianças desses abusos. “O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma triste realidade que acontece em todos os lugares, incluindo o nosso município. Para combatê-los em todas as suas formas, o Poder Público de Ponte Serrada se une a Rede de Atendimento de Políticas Públicas para trazer informações sobre esses crimes e orientar como agir caso você tenha conhecimento de algum caso de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, comenta Andreia.

O que é o abuso sexual?

O abuso sexual  é o ato praticado por uma pessoa que usa uma criança ou adolescente para satisfazer seu desejo sexual.

 

Formas de abuso:

Com contato físico:  

  • Tocar ou acariciar os órgãos genitais de crianças ou adolescentes; 

  • Ter relação sexual com crianças  ou adolescentes;

  • Obrigar crianças ou adolescentes a tocar nos órgãos genitais de adultos.

 

Sem contato físico:

  • Fazer com que criança e adolescente presencie adultos tendo relações sexuais;

  • Mostrar revistas ou sites pornográficos a crianças e adolescentes;

  • Fotografar ou filmar crianças ou adolescentes sem roupas.

 

O que é a exploração sexual:

Quando há utilização sexual de crianças ou adolescentes para fins comerciais, ou seja, obter dinheiro ou vantagens. Muitas vezes existe a participação de um aliciador que lucra intermediando a relação com o cliente.

 

Como denunciar:

Muitas pessoas tem dificuldade em denunciar casos de violência sexual, principalmente quando há envolvimento de familiares, seja por motivos afetivos, por medo do abusador, medo de perder o provedor  da família, medo de ser expulso de casa, medo de não acreditarem.

O município de Ponte Serrada, vem trabalhando em parceria com a Rede de Atendimento de Políticas Públicas apurando denúncias, investigando e divulgando ações de conscientização para que juntos possamos combater esses abusos. 

O melhor caminho é a denúncia e a inclusão da criança ou adolescente em serviço especializado para tratamento, acompanhamento e orientação, tanto para  a vítima como também para o  núcleo familiar.  O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS realiza o atendimento a vítima de abuso, oferecendo  este apoio e orientação especializada. 

Se você descobrir ou suspeitar que esteja ocorrendo abuso ou exploração sexual, você pode contar para um adulto de sua confiança ou para sua professora. Também pode denunciar nos seguintes órgãos:

  • Por telefone – DISQUE 100 (denúncia anônima) 

  • Polícia Civil – 191

  • Polícia Militar – 190

  • Conselho Tutelar – 3435.0802 

  • CREAS – 3435.1585

 

Sua atitude de proteger e denunciar pode ajudar a mudar  o futuro de uma criança ou adolescente vítima de abuso ou exploração sexual.

 

 

 

Confira abaixo a programação completa: