Secretarias Municipais de Saúde e Educação alertam para o aumento de casos de doenças respiratórias em crianças
A Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, pedem para que os Pais, Alunos e Responsáveis respeitem as medidas sanitárias no ambiente escolar.
De acordo com a Secretária de Educação de Ponte Serrada, Nadia Terezinha Poletto uma Nota de Alerta foi expedida pela DIVE/SUV/SES/SC pedindo que todos respeitem as medidas sanitárias no ambiente escolar. “Pedimos a população em especial aos Alunos que frequentam as Redes de Ensino, tanto Municipal quanto Estadual que fiquem em alerta aos sintomas gripais principalmente em crianças”, afirma Nadia.
Édina Gugel, Secretária Municipal de Saúde ressalta que com a chegada do inverno, aumenta a preocupação em relação à circulação de vírus que causam doenças respiratórias nas crianças. “Nas últimas semanas, tem aumentado o número de consultas e internações infantis devido a sintomas respiratórios, isso nos preocupa pois a taxa de ocupação de leitos de UTI pediátrica para tratamento de síndromes respiratórias em crianças tem alcançado índices de 100%”, acrescenta Édina.
Por conta do cenário, a Dive/SC alerta para a necessidade dos cuidados fundamentais para evitar a transmissão de doenças respiratórias como, por exemplo lavar as mãos com frequência, evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos e, caso necessário, realizar os testes dos casos sintomáticos para a Covid-19. Além disso, manter a vacinação contra a influenza e coronavírus em dia.