Município de Ponte Serrada entrega de certificados aos artistas que tiveram seus projetos na categoria Musical e categoria de Artesanatos contemplados através da Lei Paulo Gustavo

Durante a última Edição da Feira Noturna, que aconteceu nesta quinta-feira (18), o Município de Ponte Serrada juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Cultura realizaram a entrega de certificados aos artistas que tiveram seus projetos na categoria Musical e categoria de Artesanatos contemplados através da Lei Paulo Gustavo. 

A Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil.O Ministério da Cultura  neste ano de 2023, aprovou a lei e ofereceu a todos os municípios para que se cadastraram na plataforma TransfereGov, para assim poder receber o recurso, recurso esse que foi destinado a todos os fazedores de cultura do município, sendo que necessitaria que apresentassem um projeto conforme os Editais publicados.

De acordo com a Diretora de Cultura de Ponte Serrada Bruna Tapparello, ainda no mês de outubro o município de Ponte Serrada aderiu ao programa e cadastrou um Plano de Ação na plataforma. Logo após, a Secretaria de Educação, juntamente com o Departamento de Cultura e a comissão de acompanhamento e deliberações  lançaram  os editais. Sendo um projeto de trajetórias culturais e o outro do Audiovisual.  E no dia 30 de outubro foi publicado no diário oficial todos os contemplados. 

“No projeto Trajetórias culturais ao todo foram enviados 7 projetos para análise dos pareceristas sendo todos os 7 contemplados. E 09 no projeto AudioVisual sendo 3 contemplados.”, declara Bruna.

Os fazedores de Cultura do Projeto Trajetórias Culturais que tiveram seus  projetos selecionados no valor de R$ 1.250,00 (hum mil duzentos e cinquenta reais) foram: Roberta Brunieli Filmes da Luz, Claudio Venturin, Izair Benvenuto Botoli, Emerson Galvão do Rosário e Sebastião Soares de Oliveira. Na categoria de artesanatos foram contemplados os projetos no valor de R$ 548,23 (quinhentos e quarenta e oito reais e vinte e três centavos) para os artesãos Lilian Dagmar Mattei e Cleiton Antonio Padilha.

O Departamento de Cultura salienta ainda que Edital de Trajetórias Culturais algumas inscrições não houve participação total do recursos disponibilizados.

Roberta Brunieli Vilme da Luz fez sua contrapartida do projeto nesta edição da Feira Noturna sendo que os demais projetos darão sua contrapartida em outras ocasiões.