“Ponte para o Diálogo” projeto que visa a Medição de conflitos no ambiente escolar é lançado no Município

A Administração Municipal de Ponte Serrada através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Poder Judiciário da Comarca de Ponte Serrada, Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes e apoio do Ministério Público da Comarca, lançaram na noite desta terça-feira (16) na Associação Atlética Aimoré o projeto “Ponte para o Diálogo”.
O projeto traz a mediação escolar como ferramenta de resolução de conflitos capaz de mudar comportamentos, despertar a empatia e fortalecer as relações pessoais, institucionais e sociais, por meio do diálogo e da comunicação não-violenta, atuando dentro de um conjunto de desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O projeto tem a capacidade de atuar não apenas nos casos de violência no ambiente escolar, como também na prevenção da indisciplina e da prática do bullying. Intitulado como “Ponte para o Diálogo”, o projeto foi idealizado pelo Poder Judiciário da Comarca de Ponte Serrada e será realizado no município de Ponte Serrada . A área inicial de desenvolvimento do projeto é a educação, tendo como Escola Piloto a Escola Básica Municipal Antônio Paglia. Estarão envolvidos neste processo diferenciado de abordagem de conflitos os alunos, professores e técnicos e a comunidade e as capacitações iniciarão no mês de maio.
O lançamento do projeto contou com grande participação da comunidade, rede intersetorial de atendimento, entidades, associações e organizações civil do município, que atentamente ouviu as falas das autoridades, das idealizadoras do projeto e dos representantes da empresa Conversatio, Mediação e Arbitragem, responsável pela capacitação dos mediadores e supervisão do projeto.