Estudantes das Escolas Municipais aprendem formas de prevenção e combate à dengue

A prevenção e o combate à dengue estão mobilizando Estudantes das Escolas Municipais de Ponte Serrada. Na Escola Básica Municipal Antonio Paglia desde o início do mês de março, alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Regular tiveram uma aula de conhecimento sobre a Dengue, abordando o ciclo de vida do mosquito, as causas da doença, hábitos do mosquito, sintomas da doença e prevenção.

De acordo com a Professora Bruna Magarinos, durante essas aulas eles puderam tirar dúvidas, contar experiências e abordar ainda mais sobre este assunto.

“Entramos em contato com o Maicon da vigilância epidemiológica e ele veio dar uma palestra, trouxe uma pessoa também caracterizada de mosquito e os alunos já tinham um conhecimento prévio do assunto tornando a palestra bastante explicativa e participativa.”, destaca Bruna.

Bruna enfatizou que os alunos do 6º ao  9º ano receberam informações sobre o tema. “Eu como Professora de sala do 6º e 7º ano, fiz a mesma aula que realizei para o fundamental 1, e o Professor Flavio Faggion fez uma aula explicativa em suas aulas de ciências com 8º e 9º ano. No dia D de conscientização, nossos alunos do 6º ao 9º ano participaram com bastante engajamento sabendo dos riscos e causas da dengue, recolheram uma grande quantidade de lixo próximo a paralela onde poderiam se tornar possíveis criadouros do mosquito”, explicou a Professora.

Na aula de laboratório, alunos do 1º ao 5º ano realizaram uma experiência usando luz e sombra. “Utilizamos como tema para a experiência o mosquito Aedes, pois é importante que nossos alunos tenham conhecimento da causa, e saibam identificar os riscos que a doença pode causar, e engajá-los em aulas diversificadas torna-os agentes no combate a Dengue.

Já a Professora  Rosana do Amaral que é  orientadora de leitura também fez suas aulas usando a Dengue como tema. “Trouxemos a dança a contação de histórias com marionetes e ainda construímos um mosquito com prendedor de roupa com objetivo de chamar a atenção dos alunos quanto à importância de cuidar dos nossos espaços (casa, escola, bairro) evitando a proliferação do mosquito transmissor da dengue.”, destacou Professora Rosana.