Equoterapia é realizada em novo espaço físico em Ponte Serrada

A Equoterapia, terapia assistida por cavalos é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Em Ponte Serrada a Equoterapia teve início em agosto de 2019 e de acordo com a Secretária de Saúde Edina, nesta quinta-feira, dia 16 de Março, efetivou-se a cooperação com o Batalhão da Polícia Militar, onde foi disponibilizada a estrutura física e a Secretaria de Saúde dispõe da terapia.

O Cabo da Policia Militar Jakson Wilian da Silva trabalhou por dois anos na cavalaria da Polícia Militar de Chapecó e juntamente com o 3º Sgt Comandante da PM Cícero Henrique Marafon Matte disponibilizaram a estrutura física do Batalhão a fim de integrar ainda mais a Polícia Militar e a comunidade.

A Equoterapia também é considerada uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia tendo como base os movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo.
A prática da Equoterapia objetiva benefícios: físicos, psíquicos, educacionais e sociais. Ganhos reais com autoestima e autoconfiança, postura, fala, desenvolvimento social, melhora da capacidade de comunicação e muito mais.