Agentes Comunitárias de Saúde recebem capacitações sobre o Projeto Prevenir e Amar da APAE de Ponte Serrada

A Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo capacitações aos colaboradores, sendo assim, a cada 15 dias as Agentes Comunitárias de Saúde que possuem um papel fundamental na composição das equipes da Estratégia Saúde da Família, receberam na última sexta feira (01), orientações sobre o Projeto Prevenir e Amar da APAE de Ponte Serrada.

A detecção e encaminhamento precoce das crianças aos programas e serviços de estimulação precoce, contribuem com a minimização e superação de algumas dificuldades. Mesmo para as crianças que já tenham presente alguma deficiência, o serviço de estimulação precoce oferecido gratuitamente pela APAE de Ponte Serrada, com uma equipe Multiprofissional composta por: Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Pedagogos, Psicóloga, Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional oportunizam atendimentos qualificados e individualizados capazes de minimizar os impactos e garantir uma melhor qualidade de vida a criança e suas famílias.

Segundo a Coordenadora do Programa de Prevenção da APAE de Ponte Serrada, Vanessa Maria Oltramari, as ações diretas como palestras são de extrema importância para a divulgação e para o estabelecimento de parcerias com outras pessoas que podem atuar preventivamente com relação aos atrasos de desenvolvimento e as deficiências. 

Conforme a Secretária de Saúde, Edina Gugel, esta capacitação é de grande relevância pois traz orientações às agentes comunitárias a fim de poderem identificar e orientar a população de forma que possam procurar atendimento o mais breve possível, pois são elas o principal elo entre a comunidade e os serviços de atenção básica.

Assim, diversas ações estão sendo organizadas e serão partilhadas com a comunidade nos próximos meses. Um trabalho que é compromisso de todos.