Dados preliminares do Censo 2023 são apresentados ao Município de Ponte Serrada

Buscar de forma justa e correta colaborar com o censo demográfico 2023 tem sido uma das ações pautadas pela prefeitura de Ponte Serrada junto à população. Para reforçar o compromisso com um censo cada vez mais próximo da realidade, o prefeito Tibe esteve na última sexta-feira (24), recebendo a presença dos coordenadores regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Thums e Ivana Heller.

O coordenador de área do IBGE do Censo 2023, Roberto Thums, ressaltou as dificuldades que os recenseadores ainda enfrentam para realizar o Censo Demográfico no município, especialmente devido aos moradores ausentes e as recusas em responder às perguntas. Fatores que atrapalham a precisão do diagnóstico.

“Em todos os censos, a estimativa prevista nunca é atingida com exatidão, porém, estamos em busca dos moradores que não encontramos e das recusas, para que o levantamento seja fechado sem que ninguém fique de fora e as informações divulgadas sejam mais próximas da população que o município realmente tem” afirma.

“Com os dados preliminares Ponte Serrada houve uma queda na taxa de crescimento da população com um resultado extra oficial de 10.640 habitantes, população muito próxima da estimada, principalmente quando levamos em consideração que ainda há pessoas que não responderam ao questionário e a questão da evasão e migração que ocorre em todas as cidades”, reforça Roberto.

O Prefeito Tibe retoma a importância de todos os pontesserradenses em responder ao questionário. “É muito importante que, com as informações do censo demográfico, poderemos planejar e construir políticas públicas assertivas de acordo com as necessidades da nossa gente”, destaca.

Os dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) servem de base para o governo estadual e o governo federal destinar verbas para a educação, segurança, saúde entre outras áreas.

O município continua atuando para que os dados sejam mais próximos da realidade e para que a população não seja prejudicada com a redução de recursos do FPM, que tem como base a quantidade de pessoas contabilizadas pelo IBGE.

Estiveram participando desta reunião além do Prefeito Tibe, o Vice Presidente da Câmara de Vereadores Robson Acunha, Vereador Edivan Antonio Panizzi, Secretária Municipal de Educação Nadia Poletto, Secretária Municipal de Assistência Social Andreia Cordeiro, a Assessora da Secretaria Municipal de Saúde Eloísa Pimentel Marcolan, Imprensa local, Doutor Ademar Andognini Representando o Conselho Municipal de Desenvolvimento, Gabriela Paula De Gregori Favero Presidente da CDL e Associação Empresarial de Ponte Serrada e Ivan Hoeckler Controlador Interno.