Governo Municipal de Ponte Serrada alinha ações para a possiblidade de chuva intensa e volumosa nos próximos dias

Com a possibilidade de chuva intensa e volumosa para os próximos dias na região e para o Estado de Santa Catarina nos próximos dias, o Prefeito Tibe recebeu na tarde desta quinta-feira (05) a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Município para alinhar ações preventivas e se preparar para atender a população em caso de emergências.

“É uma preocupação de todos os presentes. A prevenção é fundamental. Estamos tratando de um fenômeno natural, e caso se confirme não temos como evitar. O que temos que fazer é se organizar para ter uma pronta resposta para as eventualidades que possam acontecer, e esse é o motivo da reunião”, salienta o Prefeito Tibe..

Durante o encontro, as autoridades falaram sobre as áreas de risco de deslizamentos no Município, e que estão sendo monitoradas, e temas como as possibilidades de locais de abrigamento e a mobilização de pessoal, bem como o recebimento e distribuição de lonas para proteção de telhados.

EMERGÊNCIAS, O QUE FAZER?

Em caso de emergências ocasionadas por razão de alagamentos ou deslizamentos, a pessoa atingida pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal por meio do telefone (49) 988702757 (Enzo Ribeiro Coordenador Municipal da Defesa Civil), 193 Corpo de Bombeiros, 191 Polícia Militar, Secretário Municipal de Assistência Social, Fábio Reis (49) 999629775, Secretário Municipal de Transportes e Obras e Secretário de Agricultura Ademir Amadori (49) 991344503.

Em períodos de chuvas intensas, é importante que a população fique atenta a algumas dicas de segurança. É possível prevenir  vários tipos de contaminações que ocorrem  na maioria das vezes por causa das águas infectadas por urina de ratos , curto-circuito e enchentes.

ANTES

• Não jogue lixo nos bueiros (boca-de-lobo), para não obstruir o escoamento da água;
  • Não jogue lixo ou entulho no córrego, para não obstruir a passagem da água;
  • Não construa próximo a córregos que possam inundar;
  • Não construa em cima de barrancos que possam deslizar, carregando sua casa;
  • Não construa embaixo de barrancos que possam deslizar, soterrando sua casa.

DURANTE

• Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
  • Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

DEPOIS

• Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
  • Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde;
  • Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados;
  • Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.