Escola de Professores é novidade na Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Ponte Serrada

“A forma como o educador aprende é a forma como ele ensina”. É a partir dessa máxima que a Secretária Municipal de Educação Nadia Terezinha Poletto, idealizadora da Escola de Professores, em Ponte Serrada, explica o objetivo desta ação que pela primeira vez foi apresentado durante a Semana Pedagógica deste ano: “A Escola de Professores, foi planejada por mim, Secretária,quando participando de Cursos e Capacitações, percebi que era necessário mudar um pouco a forma de trabalhar a Semana Pedagógica. Aproveitando, é claro, os Cursos e Palestras que são disponibilizados para este período, ter um momento de troca de experiências do que se pratica em sala de aula.”, pontua Nadia.

A transformação da Escola começa antes mesmo dos Professores entrarem nela. E para a Professora Aline Scheffer, a Escola de Professores destacou que a troca de experiências entre professores superou as expectativas. “Eu saí da Escola  renovada e é uma ideia excepcional e vejo a necessidade de implantar essas ideias dentro do nosso meio”, complementou Aline.

Para a Professora de Educação Especial, Helena, a ideia da Escola de Professores é extremamente importante e a troca de experiências nos aproxima e nos permite crescer. “Um momento de união entre professores da educação infantil e educação fundamental é um aprendizado maravilhoso. Pois é uma oportunidade de trazer os projetos e despertar os colegas e a gente acaba aprendendo bastante.”, enfatiza a Professora.

Na área de Educação Física o Professor Vinícius Berté explica que este momento criou novas ideias e novos conceitos. “Eu estive tendo a oportunidade de apresentar uma modalidade esportiva diferente que os Professores poderão aplicar nas suas aulas.”, complementa Vinicíus.

A Professora Hevelin reitera que a troca de experiências entre Professores foi muito gratificante. “Vivenciar na prática as atividades desenvolvidas que deram certo podem nos auxiliar a motivar cada dia mais nossas aulas, torná-las interessantes para todos os nossos alunos.”, destaca a Professora.

Marivane Zanquetti, Professora da Rede Municipal de Ensino, esteve presente na Escola de Professores e se diz satisfeita em poder estar vivendo este momento que renova as ideias em seus planejamentos futuros para colocar em prática nas salas de aula. “Tive a oportunidade de mostrar o que estou fazendo em sala de aula, e dividir com os outros Professores o que eu faço no meu dia a dia.”, concluí Marivane.

A Gestora do Centro de Educação Infantil Pequeno Cidadão Gizeli Alves de Lima, afirma que a implantação da Escola de Professores na Educação Infantil foi um sucesso. “Todos os Professores gostaram desta troca de experiências que é essencial em nossa profissão. Foi uma tarde de muito aprendizado, onde ensinamos e aprendemos com nossos colegas de trabalho. A troca de experiências oferece a extraordinária oportunidade de aprendermos através das vivências de outras pessoas. Além das nossas próprias experimentações, podemos ter acesso às lições que colegas de trabalho aprenderam, multiplicando o conhecimento e tornando-o infinito.”, pontuou Gizeli.

Por entender que a Educação se faz por meio das relações é que a Escola de Professores está nascendo em Ponte Serrada. É aqui que o Professor tem espaço e tempo de se dedicar a sua carreira, aprendendo a colocar em prática todo o conhecimento. Por meio do diálogo, da partilha e do estudo.