PONTE SERRADA DISCUTE MEDIDAS SEGURANÇA NAS ESCOLAS

No último dia 05 de abril estiveram reunidos o Prefeito Municipal Alceu Alberto Wrubel (Tibe) e a Secretária Municipal de Educação Nadia Terezinha Poletto preocupados com a situação da segurança nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ponte Serrada. 

Tanto o Prefeito Tibe quanto a Secretária Nadia, sensibilizados com a Comunidade Escolar de Blumenau e familiares das crianças, foram uníssonos no sentido de “elaboração de um Plano de Ação urgente para garantir a segurança das crianças que frequentam as Unidades de Ensino de Ponte Serrada. No momento somente a Rede Municipal atende aproximadamente 1.300 crianças e adolescentes”. 

O Prefeito Tibe ressaltou a importância de ter um olhar atento para todas as nossas crianças, para que os pais possam estar deixando os filhos em locais seguros e com total confiança. “As nossas Unidades Escolares são seguras, cercadas, possuem câmeras de monitoramento internas e externas e nossos Profissionais são extremamente cuidadosos com nossas crianças, mas mesmo assim novas medidas estão sendo cuidadosamente pensadas voltadas a essa questão de segurança escolar e prevenção de violências.”, afirmou o prefeito.

A Secretária Nádia enfatizou a preocupação que temos, enquanto Secretária e estando a frente desta pasta, é com as nossas crianças e os nossos jovens com certeza. “É um momento muito triste, a gente se solidariza com essas famílias, com esses profissionais que lá estavam e não só as famílias das crianças que se perdeu, mas com todas as famílias que estão passando por essa dor. Enquanto Secretária e juntamente com o Prefeito estamos desde ontem discutindo estratégias e o alinhamento para tomada de decisões, inclusive com a previsão de uma capacitação voltada aos Profissionais de Educação para o enfrentamento de situações adversas.”, declara a Secretária.

Uma reunião já está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (11) às 09h, no Gabinete do Prefeito Municipal, com a participação da Secretária Municipal de Educação, Gestores das Unidades Escolares de todo Município, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Câmara de Vereadores e Presidente do CONSEG com a pauta Segurança nas Escolas. 

O Prefeito Tibe, ainda no dia de ontem, conversou com o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina Sr. Mauro de Nadal referente às ações que o estado de Santa Catarina irá tomar para prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. As informações são no sentido de que já tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que trata do Programa de Segurança nas Escolas, que prevê a contratação de servidores do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP) designados para atuarem nas Unidades Escolares. 

Além disso, o Prefeito Tibe e a Secretária Municipal de Educação Sra. Nádia estão em contato com o Prefeito Municipal de Xaxim Sr. Edilson Folle e a Secretaria Municipal Educação de Xaxim Sra. Sonia, tendo em vista que o Município ainda no ano passado realizou contratação de porteiros nas Unidades Escolares Municipais, para fins de também implantar esse sistema em Ponte Serrada, mediante a contratação de terceirizados para desempenho desta função em cada Unidade Escolar da Rede Municipal. 

A Secretária Sra. Nádia ressaltou que todas as Unidades Escolares Municipais de Ponte Serrada já estão assistidas de sistema de monitoramento interno e externo, bem como que já foram adquiridos vídeo porteiros e encaminhada a solicitação ao Setor de Licitação para processo de instalação, com objetivo de garantir um ambiente seguro às nossas crianças.