Reunião para discutir a Segurança nas Escolas de Ponte Serrada aconteceu nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira (11), o Governo Municipal de Ponte Serrada promoveu uma reunião envolvendo a Secretaria Municipal de Educação, direção das Escolas Municipais e Estaduais, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Municipal de Segurança, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Administração, Assessoria Jurídica do município e Presidente do Poder Legislativo de Ponte Serrada.

O objetivo foi discutir sobre as ações que já vêm sendo realizadas para garantir a segurança nas escolas, bem como, levantar algumas sugestões de ações  que possam  melhorar a segurança de alunos e professores no âmbito escolar. As Medidas serão estudadas e implantadas para reforçar a segurança das escolas do município após a tragédia ocorrida em Blumenau nesta semana.

De acordo com a secretária de Educação, Nádia Terezinha Poletto, o município vem analisando e estudando as fragilidades dos estabelecimentos educacionais para que alternativas sejam tomadas para fornecer mais segurança. “Todas as medidas para colocar mais segurança nas escolas vão sim acontecer. O Poder Municipal vem dando prioridade máxima a essas ações e uma delas é realizar um treinamento em conjunto com a Polícia Militar para todos os Professores da Rede de Ensino, mostrando como agir, como lidar com  a situação, de acordo com a realidade de cada Escola.”, comentou Nádia.

Ponte Serrada conta hoje com aproximadamente 3 mil alunos que estão divididos, entre as 03 Escolas Municipais, 02 Escolas Estaduais, 06 Centros de Educação Infantil e 01 Núcleo de Ensino para Jovens e Adultos.

O Prefeito Alceu Alberto Wrubel (Tibe) , que esteve presente na reunião, enfatizou que as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEI’s) Municipal de Ponte Serrada, estão bem equipadas e cercadas inibindo muitas ações. “Nossa cidade possui diversos pontos com câmeras de videomonitoramento, como também nos  CEIS e Escolas. Sabemos que não será o suficiente e por isso que estamos aqui hoje, para debater e articular as melhores alternativas para que possamos imediatamente colocá-las em prática  e aumentar a segurança  nas nossas escolas”, enfatizou Tibe.

Durante a reunião a Secretária Nadia afirmou que está sendo articulado junto ao Poder Executivo, através do setor Jurídico e de licitação a melhor forma para a contratação de seguranças para as Unidades de Ensino do município e iniciar imediatamente esta licitação.

“Sabemos que as famílias estão atônitas e preocupadas, assim como todos nós. Mas tem trâmites legais que precisam ser obedecidos e processos a serem cumpridos. Estaremos criando nos próximos dias um protocolo e segurança para as escolas. Junto com o prefeito participaremos de reunião envolvendo os 14 municípios que compõem a AMAI para debater a questão das seguranças nas Escolas.”, destacou a Secretária.

O 3º Sargento da Polícia Militar de Ponte Serrada Comandante Cícero Marafon, enfatizou em seu pronunciamento que desde a última quarta-feira as rondas nas Escolas foram intensificadas e que as mesmas serão contínuas a partir de agora. Além das rondas, os policiais estão realizando visitas (in loco) em todas as Escolas da Comarca para análise das estruturas  das Unidades Escolares.

O promotor de Justiça da Comarca de Ponte Serrada Albert Medeiros Karl, afirmou que é uma demanda urgente que movimentou o Governo Municipal e as secretarias, Polícia Militar e demais autoridades para juntos buscar iniciativas para coagir antes que este momento fatídico aconteça. “E como membro do Ministério Público e agora com o posicionamento das demais autoridades, vamos agir na sociedade, procurando trabalhar para garantir a segurança, idoneidade, a integridade física dos moradores de Ponte Serrada e demais municípios que compõem a nossa Comarca.”, finalizou o Promotor de Justiça.