Prefeitura de Ponte Serrada conquista boa nota no Índice Firjan de Gestão Fiscal

O município de Ponte Serrada obteve uma nota alta no último levantamento do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Tal Graduação coloca Ponte Serrada como referência em administração fiscal eficiente.

O IFGF é composto por quatro indicadores, que assumem o mesmo peso para o cálculo do índice geral, 25%: Autonomia, que é a capacidade de financiar a estrutura administrativa; Gastos com Pessoal, que significa o grau de rigidez do orçamento, Liquidez, que trata do cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras, e Investimentos, que é a capacidade de gerar bem-estar e competitividade.

O equilíbrio das contas públicas é crucial para a garantia de um ambiente de negócios competitivo e geração de emprego e renda para a população e os municípios tem papel fundamental nesse processo. Por isso, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) pretende desde sua primeira edição1 contribuir com o debate sobre a eficiência da gestão fiscal, trazendo como foco a administração dos recursos públicos pelas prefeituras.

Nesse quesito o Município de Ponte Serrada, vem se destacando nos últimos anos, onde Mais de 40% dos municípios brasileiros apresentam situação fiscal difícil ou crítica, segundo aponta a Firjan, Ponte Serrada apresenta dados com indicadores de excelência e boa gestão, conforme gráficos: