Maio Laranja: Assistência Social promove ações para alertar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes

Você sabe o que caracteriza o crime de violência infantil? Abandono, negligência, trabalho infantil, agressão física, psicológica e moral, além de abuso sexual, são situações que qualquer cidadão pode ficar atento e tomar uma simples atitude que pode salvar a vida de uma criança: denunciar, anonimamente, no Disque 100 ou pelo Conselho Tutelar de Ponte Serrada.

Para alertar sobre a importância do tema ‘Abuso e Exploração Sexual Infantil’, a Prefeitura de Ponte Serrada, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social estará promovendo diversas ações de conscientização e prevenção à violação sexual com a campanha Maio Laranja, que tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade quanto à importância de denunciar os crimes contra as crianças e adolescentes do município (confira programação no final da matéria).

De acordo com o Art. 227 da Constituição Brasileira, além da família e do Estado, é dever da sociedade garantir às crianças, entre vários direitos, a preservação delas contra a negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

PROGRAMAÇÃO REFERENTE AO MAIO LARANJA

18 DE MAIO

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ABERTURA DA CAMPANHA REFERENTE AO MAIO LARANJA  SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO, ORIENTAÇÃO E COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.2023
Reunião com Diretores e professores da educação.Data: 03/05/202308:00hs.ATIVIDADE: Repassar a programação referente ao Maio Laranja e atividades sobre o 18 de Maio.

ABERTURA DA CAMPANHA REFERENTE AO MAIO LARANJA  ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA E O ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.2023
08/05/2023Segunda – FeiraRádio Nambá
ATIVIDADE: Entrevista na rádio, a fim de repassar informações para a população acerca da Violência Sexual Infanto-Juvenil; Maio Laranja; e Dia 18 de maio.Programação da Campanha. 01 representante da Sec. Mun. da Assistência Social01 representante do CREAS
15/05/2023Segunda – FeiraRádio NambáATIVIDADE: Entrevista na rádio, a fim de repassar informações para a população acerca da Violência Sexual Infanto-Juvenil; Maio Laranja; e Dia 18 de maio.02 Conselheiros TutelaresE Delegado da Comarca de Ponte SerradaTema de Abordagem: Assunto referente ao trabalho e intervenções do CT, rede de atendimento, enfatizar sobre as politicas públicas e disque 100 para denuncias. Enfatizar a palestra do dia 16 de Maio.
22/05/2023Segunda – FeiraRádio NambáATIVIDADE: Entrevista na rádio, a fim de repassar informações para a população acerca da Violência Sexual Infanto-Juvenil; Maio Laranja; e Dia 18 de maio.01 Psicóloga Sandra (Sáude)01 Psicólogo Márcio (CREAS)Tema da Abordagem: Consequências psicológicas / traumas, que crianças e adolescentes sofrem com o abuso e exploração sexual.
29/05/2023Segunda – FeiraRádio NambáATIVIDADE: Entrevista na rádio, a fim de repassar informações para a população acerca da Violência Sexual Infanto-Juvenil; Maio Laranja; e Dia 18 de maio.01 Profissional MP: Promotor da Comarca  ( Dr. Albert Medeiros Karl )01 Profissional da Vara da Infância e Adolescência ( Édna  Fanfa)

16 DE MAIO – TERÇA-FEIRAGRUPO TEATRAL PILIQUINHA – Clube Aimoré
Início Manhã: 08:00hs às 08:45Obs: Transporte com Van da APAEATIVIDADE: Teatro que enfatiza o tema contra violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.Público-alvo: Adolescentes do SCFV  Conviver e ReviverLocal: Clube Aimoré
Início Manhã:
09:15 hs às 10:00
ATIVIDADE: Teatro que enfatiza o tema contra violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.Público-alvo: Alunos do Pré EscolarLocal: Clube Aimoré
Início Manhã:
10: 15 hs às 11:00
ATIVIDADE: Teatro que enfatiza o tema contra violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.Público-alvo: Alunos  1º a 5º ano e  APAELocal: Clube Aimoré
Início Tarde:13:15 hs às 14:00hsObs: Transporte com Van da APAEATIVIDADE: Teatro que enfatiza o tema contra violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.Público-alvo: Adolescentes do SCFV  Conviver e ReviverLocal: Clube Aimoré
Início Tarde: 14:15 hs às 15:15hsATIVIDADE: Teatro que enfatiza o tema contra violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.Público-alvo: Alunos  do Pré escolarLocal: Clube Aimoré
Início Tarde:15:15 hs ás 16:00hs ATIVIDADE: Teatro que enfatiza o tema contra violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.Público-alvo: Alunos de 1º ao 5º ano e APAELocal: Clube Aimoré
Mais informações: www.piliquinha.com.brGrupo Teatral PiliquinhaEsquete Teatral Temática: “ O PUXAPE” – UM OLHAR PARA LAURINHA
DISTRIBUIÇÃO DE  MATERIAS INFORMATIVOS  NAS ESCOLAS
  Colégios Municipal e Estaduais, e SCFV Conviver e Reviver

SEMANA DA CAMINHADA DO DIA 18 DE MAIO

Atividades a serem desenvolvidas em parceria com a Polícia Militar e Banda Pouso dos Tropeiros de Ponte Serrada( Semana 22/05/2023)      Bairros:  Antonio PagliaDom Vital ( Centro)Belermino ( Cohab)CTG

OBJETIVO
Transmitir e conscientizar a população e alunos apartir do 6º ano, sobre ações de combate e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.Envolve alunos a partir do 6º ano e adolescentes e crianças do SCFV
Como forma de deixarmos registrado todas as atividades que serão feitas, pedimos para que enviem fotos ou vídeos, para o número 49 98856–5827  Andreia Cordeiro – Diretora do CREAS.
PALESTRA  COM JOVENS NAES / DOM VITAL
Data: Semana 29/05     Período: Noturno Palestra com profissional para abordagem do tema Local: Dom Vital